quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quaresma: Tempo de conversão



Chegamos a um tempo de grande importância a toda Igreja, a quaresma. Tempo esse que somos chamados a ritos costumeiros, mas que não podem passar dessa forma e por simplesmente ritualismo. Entramos num tempo precioso e de atitude. Tempo de oração, recolhimento, mudança de vida, compromisso.

Quando ouvimos dizer sobre conversão, logo associamos aqueles que não vão a Igreja, que estão afastados e julgamos que os marginalizados, os ateus, precisam de conversão, pois bem, muito mais nós precisamos. Nós precisamos de conversão porque não somos o que deveríamos ser, santos. Precisamos de conversão, pois como disse acima, somos capazes de enxergar apenas o erro do outro e acabamos por julgar e acusá-lo. Precisamos retomar o caminho. Conversão não é nada alem do que tomar consciência do caminho que se faz, reconhecer as suas falhas, reconhecer as fraquezas e tomar outra direção.
O próprio Deus na sabedoria da Igreja nos proporciona esse tempo com um único objetivo. Nós que estávamos perdidos pelo pecado original, pela nossa caminhada errônea, o Senhor mesmo, nos da a graça de pelo mistério da Igreja, enquanto aguardamos sua vinda mudarmos de vida, esse é seu único objetivo.
Claro, precisamos nos preparar dignamente para celebrarmos a páscoa do Senhor, a vida que vence a morte, a maior vitoria porem tudo isso nos direciona na continua preparação e o anseio pelo céu, premio de salvação.
Somos chamados nesse tempo a irmos ao deserto de nós mesmos, o mais intimo e lá encontrarmos consigo mesmo e fazer as mudanças necessárias. Precisamos sair das aparências e no mais intimo de nós descobrirmos os valores, mas também as fraquezas, por sua raiz. Guiados pelo Espírito Santo somos chamados a um radical encontro consigo mesmo sob a luz libertadora do Espírito que é capaz de romper e expulsar toda escuridão de dentro de nós, para que ao celebrarmos a páscoa do Senhor, haja em nós o jubilo, a alegria e, sobretudo já antecipe em nós o espírito de preparação de sua vinda gloriosa.
Que toda nossa vida nesse tempo quaresmal seja pautada em sermos homens e mulheres melhores, mais santos, menos pecadores!
Que a Virgem Maria, nos acompanhe nesse tempo a sermos mais agradáveis a Deus para com a Igreja entoarmos um canto de louvor sobre a vida que vence a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário